Get Adobe Flash player

رسالة اليوم من هدي الرسول

جاء في سنن الترمذي عن أبي هريرة رضي الله عنه قال: قال رسول الله صلى الله عليه وسلم: قال الله عز وجل: أحب عبادي إلي أعجلهم فطرا (حسنه الترمذي وصححه ابن خزيمة وابن حبان) ولعل السبب في كون أحب العباد الى الله أعجلهم فطرا أن الله عز وجل كريم،والكريم يحب أن يتمتع الناس بكرمه، فيحب من عباده أن يبادروا إلى ما أحل من حين غروب الشمس. محمد الحمد

البحث

كتاب الرحمة في حياة الرسول

شاهد مكة المكرمة مباشرة

إقرأ مقالا من أكبر كتاب في العالم

إبحث عن محتويات الموقع

شاهد المدينة المنورة مباشرة

المسجد النبوي _ تصوير ثلاثي الأبعاد

Madina Mosque 3D view

الرئيسية
As necessidades da Humanidade na missão do Profeta Muhammad

Muhammad (Deus o abençoe e lhe dê paz) demonstrou respeito ímpar e apreciação por todos os Profetas que o precederam; entre eles estão Abraão, Moisés e Jesus (Que a paz esteja sobre todos eles). Allah revelou a ele palavras reputando que aquele que nega ou desrespeita qualquer um dos profetas não pode ser Muçulmano. O Islam se refere a todos os profetas como uma fraternidade, convidando as pessoas à crença de que não há divindade exceto Allah, único, sem associados.

Muhammad (Deus o abençoe e lhe dê paz) falava afeiçoadamente de seus irmãos, os profetas e mensageiros, referindo-se a alguns como “o servo virtuoso” ou “meu irmão”. Ele dirigiu seus seguidores a respeitá-los e reverenciá-los, e os proibiu de considerá-lo melhor que qualquer um deles. Ainda mais importantes são as palavras abundantes que Allah revelou no Alcorão em apreciação dos profetas anteriores, e ordenou ao Profeta Muhammad (Deus o abençoe e lhe dê paz) que os tomasse por modelo. Isso confirma a fraternidade dos Profetas, bem como a apreciação do último para com os anteriores; seu respeito e reverência para com todos eles. DE FATO, Allah narrou as histórias dos Profetas anteriores como forma de conforto para o Profeta Muhammad (Deus o abençoe e lhe dê paz) durante o sofrimento e exaustão pelos quais ele passou quando chamava as pessoas ao Islam.

Eis alguns textos que confirmam o que foi mencionado:

Allah disse:

“São aqueles que Allah guiou. Toma, pois, seu exemplo. Dize-lhes: Não vos exijo recompensa alguma, por isto. Ele (o Alcorão) não é mais do que uma mensagem para os mundos.” (6:90)

E Ele disse:

“O Mensageiro crê no que foi revelado por seu Senhor e todos os fiéis crêem em Allah, em Seus anjos, em Seus Livros e em Seus mensageiros. Nós não fazemos distinção entre os Seus mensageiros. Disseram: Escutamos e obedecemos. Só anelamos a Tua indulgência, ó Senhor nosso! A Ti será o retorno!” (2:285)

Um capítulo inteiro do Alcorão é chamado “Al-Anbiyaa”, os Profetas. Depois de mencionar um bom número deles e alguns de seus atributos singulares, Allah conclui dizendo:

“E decerto eles se esmeravam nas boas ações e nas súplicas a Nós, com esperança e temor, e eram a Nós humildemente submissos”. (21:90)

O Profeta Muhammad (Deus o abençoe e lhe dê paz) declarou,

“Eu sou, dentre as pessoas, a mais próxima de Jesus, filho de Maria, neste mundo e no outro. Os Profetas são Irmãos; suas mães são diferentes, mas sua religião é somente uma.”[1]

E ele (Deus o abençoe e lhe dê paz) complementou,

“Eu digo como o servo virtuoso (i.e. Jesus) disse: ‘Fui testemunha deles enquanto estive entre eles.”[2]

Ele (Deus o abençoe e lhe dê paz) também disse,

“Lembro-me de ter dito de meu irmão, (Profeta) Salomão, ‘Meu Senhor, perdoa-me e concede-me um reino como ninguém mais terá depois de mim. Decerto, tu és o Concessor. ’” (30:35)[3]

Essa é a atitude positiva do Alcorão e da Sunnah (ensinamentos proféticos) acerca dos profetas e mensageiros de Deus. Na realidade, o Profeta Muhammad (Deus o abençoe e lhe dê paz) informou todos os Muçulmanos através da revelação de Allah de que alguém que rejeita qualquer um dos profetas anteriores não é Muçulmano. Isto é atestado como segue:

“Aqueles que não crêem em deus e em Seus mensageiros, pretendendo cortar os vínculos entre Deus e Seus mensageiros, e dizem: Cremos em alguns e negamos outros, intentando com isso achar uma Saida.

São os “verdadeiros incrédulos; porém, preparamos para eles um castigo ignominioso.” (4:150-151)

Além disso, encontramos no Alcorão a condenação dos Judeus que assassinaram e fizeram mal aos Profetas:

“Havíamos aceitado o compromisso dos israelitas, e lhes enviamos os mensageiros. Mas, cada vez que um mensageiro lhes anunciava algo que não satisfazia os seus interesses, desmentiam uns e assassinavam outros.” (5:70).

Allah também revelou:

“Estarão na ignomínia onde se encontrarem, a menos que se apeguem ao vínculo com Deus e ao vínculo com o homem. E incorreram na abominação de Deus e foram vilipendiados, por terem negado os Seus versículos, morto iniquamente os profetas, bem como por terem desobedecido e transgredido os limites.” (3:112).

 

--------------------------------------------------------------------------------

[1] Narrado por Al-Bukhari

[2] Narrado por Al-Bukhari. A referência do Alcorão é 5:117

[3] Narrado por Al-Bukhari