El profeta de la misericordia Site

Liga del Mundo Islámico - Organismo Mundial para la Presentación del Mensajero

Fasting in Shawwal

dichos del Profeta

Mensaje del Profeta

  • Abu Nayij al-'Irbad Ibn Sariah (que Allah esté complacido con él) dijo: Cierta vez nos exhortó el Mensajero de Alá (la paz sea con él) de forma tal que los corazones temblaron y los ojos lloraron. Dijimos ¡Oh Mensajero de Alá! parece una exhortación de despedida, así que aconséjanos. Dijo: “Os aconsejo temer a Alá, escuchar y obedecer aunque os gobierne un esclavo, ya que quien viva de vosotros ha de ver muchas discrepancias. Así pues que, apegaos mi Sunnah y la Sunnah de los califas rectos y guiados, aferraos a ellas con los dientes, y evitad las innovaciones, porque toda innovación es un desvío, y todo desvío tiene por destino el fuego”. (Transmitido por Abu Dawd y Tirmidhi, quien dijo: Es un hadiz Hasan-Sahih (aceptable y auténtico)

Attached images

As necessidades da Humanidade na missão do Profeta Muhammad
As necessidades da Humanidade na missão do Profeta Muhammad

Muhammad (Deus o abençoe e lhe dê paz) defendeu os direitos humanos para homens e mulheres, jovens e idosos, sem distinção de seu status social. Ele (Deus o abençoe e lhe dê paz) estabeleceu uma série de princípios sublimes; um dos exemplos primordiais disso está no discurso por ele (Deus o abençoe e lhe dê paz) feito por ocasião de sua peregrinação de despedida, na qual ele (Deus o abençoe e lhe dê paz) declarou proibições estritas da transgressão contra as vidas, as propriedades e a honra das pessoas. Esses princípios ele (Deus o abençoe e lhe dê paz) estabeleceu muito antes do mundo estabelecesse a Magna Carta de 1215, a Declaração dos Direitos de 1628, a Lei das Liberdades Pessoais de 1679, a Declaração Americana de Independência de 1776, a Carta de Direitos Humanos e do Cidadão de 1789 e a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948.

Os princípios de direitos humanos estabelecidos pela Shari’ah Islâmica (sistema legal) precedeu todas as outras declarações de direitos humanos em muitos séculos, e estendeu a proteção aos animais, plantas e o meio-ambiente em geral, como ramos da fé. O Profeta Muhammad (Deus o abençoe e lhe dê paz) afirmou,

“A fé tem setenta e tantos ramos, sendo o maior deles dar testemunho de que não há divindade (digna de adoração) exceto Allah e o menor deles a remoção de obstáculos de um caminho.” [1]

De maneira similar, ele proibiu que se aliviassem as necessidades básicas em locais sombreados onde as pessoas possam parar para descansar. Algumas outras regras gerais nessa área são:

1. Proteção da vida – O Islam apresenta legislação como:

· Proibição de se tomar uma vida sem direito legal, reputando-o como um pecado tão grave quanto matar toda a humanidade. Allah disse no Alcorão:

“Quem quer que mate uma alma, exceto por uma alma[2], ou por corrupção (feita) na terra é como se matasse a humanidade inteira. E quem quer que salve uma vida – é como se salvasse a humanidade inteira.” (5:32)

· Proibição do suicídio – O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) Said,

“Quem quer que se mate, lançando-se de uma montanha, lança a si mesmo no fogo do Inferno eternamente, e quem quer que se mate, tomando veneno, terá veneno em sua mão e dele tomará no fogo do Inferno.”[3]

· A prevenção de situações que levem ao assassinato – o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse,

“Qualquer um que nos aponte uma arma não é um de nós.” [4]

· Proibição de ameaça e terrorismo, mesmo por zombaria.

· Proibição de se causarem ferimentos, mesmo ferimentos em potencial – O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) ordenou que aqueles que passassem por um mercado carregando flechas deveriam cobri-las, para garantir que ninguém fosse ferido por elas. Ele (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse:

“Quem quer que passe por um de nossos mercados ou mesquitas com flechas, deve segurá-las pelas pontas, para não permitir que algum Muçulmano seja ferido por ele.”[5]

Os ditos proféticos que proíbem o mal e ordenam o seu impedimento são muitos, como:

“Quem quer que aponte uma espada para seu irmão, os anhos o amaldiçoam, mesmo que seja seu irmão de pai e mãe.” [6]

E ele considerava afastar-se de causar o mal a outros um dos direitos (daqueles que estão) numa estrada, um direito que o Muçulmano é obrigado a respeitar.[7]

2. Proteção da Mente

· Proibição de qualquer ato que corrompa a mente fisicamente, como quando o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) diz:

“Todo intoxicante afeta a mente e tudo que afeta a mente é proibido.” [8]

E a proibição de qualquer coisa que corrompa a mente intelectualmente, como as doutrinas de superstição, farsas, imitação cega de outros ou a recusa de se argumentar logicamente.

3. Proteção da Linhagem

· Encorajamento do casamento – O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse:

“Oh, Companhia dos jovens, quem quer de vós que esteja apto a casar-se, deve casar-se.” [9]

· Proibição de se matarem as crianças e do aborto - Allah disse:

“E não mateis vossos filhos” (17:31)

O Islam proibiu que se mate um feto ou que se faça um aborto, exceto quando há algum risco explícito para a vida da mãe.

4. Proteção da Castidade e da Honra

· Proibição da fornicação e do adultério com a confirmação de punições legais para ambos. – Allah disse:

“E não vos aproximeis do ato sexual ilícito. Decerto, ele será sempre uma imoralidade e é maligno, enquanto ato.” (17:32)

E Ele disse:

“A mulher ou homem julgado culpado de fornicação – punam-nos com cem chibatadas.” (24:2)

· Proibição de se levantar falsa acusação, com a confirmação de punições legais para isso.

Allah disse:

“Decerto, aqueles que acusarem mulheres castas, inocentes e crentes estão amaldiçoados neste mundo e no Outro; e terão grande punição.” (24:23)

E Ele disse:

“Aqueles que acusarem mulheres castas e não trouxerem quatro testemunhas – puni-os com oitenta chibatadas e não aceiteis deles qualquer testemunho desse dia em diante. E esses são os audaciosamente desobedientes.” (24:4)

E o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse,

“Evitai os sete pecados capitais”, e mencionou entre eles a falsa acusação de mulheres castas, inocentes e crentes.

· Instrução para que se evitem situações suspeitas, de forma que a conduta e a moral nunca fiquem sob suspeita.

5. Proteção da Propriedade

· O utilizar-se de moderação nos gastos – Allah o Todo-Poderoso e Majestoso, disse:

“Não cerres a tua mão excessivamente, nem a abras completamente, porque te verás censurado, arruinado.” (17:29)

· Medidas legislativas acerca da transgressão contra a riqueza e a propriedade das pessoas.

· Ordens para que se guardem as propriedades dos órfãos e de membros mais fracos da sociedade.

· Proibição dos juros, da usura e de se tomar a riqueza de outros sob qualquer pretexto.

6. Garantia da honra das mulheres

· Forte argumentação da parte do Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) para o caso das mulheres – Numerosas instruções foram dadas por ele (Deus o abençoe e lhe dê paz) A esse respeito, como este dito:

“Vóis sois aconselhados a ser bons com as mulheres” [10] e, “Os melhores entre vós são aqueles que são os melhores para suas esposas, e eu sou o melhor entre vós para minhas esposas” [11]

· A afirmação de que as mulheres são iguais, na humanidade, aos homens – o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse:

“As mulheres são irmãs dos homens.” [12]

· Participação das mulheres com os homens nos ritos religiosos e no trabalho social - Allah disse:

“Os fiéis e as fiéis são protetores uns dos outros; recomendam o bem, proíbem o ilícito, praticam a oração, pagam o zakat, e obedecem a Deus e ao Seu Mensageiro. Deus Se compadecerá deles, porque Deus é Poderoso, Prudentíssimo.”[13]

· A concessão às mulheres do direito ao aprendizado e à educação – várias fontes confirmam que uma mulher educada entre os companheiros ensinou a esposa do Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) Hafsah bint Umar a ler e escrever. Seu reconhecimento demonstra sua aprovação da educação das mulheres, uma vez que ele fez de sua própria casa um exemplo para os outros.

· A concessão às mulheres de direitos financeiros. – O Islam estabeleceu para elas o direito á herança e deu-lhes preferência, sobre os homens, em seu direito ao sustento e à manutenção, mesmo que sejam abastadas. Ele também garantiu seu direito de comprar, vender, alugar e dar presentes e caridades.

 

--------------------------------------------------------------------------------

[1] Narrado por Al-Bukhari e Muslim.

[2] I.e., como retribuição legal por um assassinato.

[3] Narrado por Al-Bukhari e Muslim.

[4] Narrado por Al-Bukhari e Muslim.

[5] Narrado por Al-Bukhari

[6] Narrado por Muslim

[7] Narrado por Al-Bukhari

[8] Narrado por Muslim

[9] Narrado por Bukhari e Muslim.

[10] Narrado por Al-Bukhari

[11] Narrado por Al-Tirmidhi

[12] Narrado por Al-Tirmidhi

[13] Narrado por Abu Dawud e Tirmidhi

síganos

Find El profeta de la misericordia Site on TwitterFind El profeta de la misericordia Site on FacebookFind El profeta de la misericordia Site on YouTubeEl profeta de la misericordia Site RSS feed